segunda-feira, 28 de março de 2011

NOVAS REGRAS DE FUTSAL

Novas regras de futsal para 2011: soluções ou confusões?
Desde o 2° semestre de 2010, já se comentava sobre alterações das regras para 2011. No final de janeiro deste ano, as mesmas foram confirmadas e apresentadas no site da CBFS.

- DELIMITAÇÃO DE ÁREA TÉCNICA EM QUE O TREINADOR PODERÁ PERMANECER EM PÉ PARA PASSAR INSTRUÇÕES PARA A SUA EQUIPE


- NO TIRO LATERAL, BOLA PODERÁ ESTAR SOBRE A LINHA OU, NO MÁXIMO, 25cm, PARA FORA DA LINHA


- NÚMERO MÍNINO DE 3 ATLETAS PARA INICIAR UMA PARTIDA


- TREINADORES SOLICITARÃO O TEMPO TÉCNICO APRESENTANDO UMA PLAQUETA


- NA BOLA DE SAÍDA, NÃO VALE O GOL DA BOLA CHUTADA DIRETAMENTE PARA A META


- PARTICIPAÇÃO DO GOLEIRO COM OS PÉS
a) Estando o goleiro com a bola em jogo: Após o goleiro haver tido contato com a  bola, para o mesmo voltar a recebê-la de um companheiro de equipe, de forma intencional, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada, por um adversário, o goleiro deve estar posicionado na meia-quadra de ataque.


b) Arremesso de meta: Após o goleiro executar o arremesso de meta e a bola ter entrado em jogo, não poderá recebê-la de um companheiro de equipe, em qualquer parte da quadra, sem que a bola tenha antes sido jogada ou tocada por um adversário.


Sempre penso que mudanças são positivas para alavancar a modalidade. O problema é que, no futsal, elas tem sido muito frequentes, dificultando o processo de ensino e atualização dos seus itens para o público em geral.
Além disso, no final das contas, para termos certeza das reais implicações no jogo, teremos que aguardar. Entretanto, quem quiser sair na frente, já pode ir pensando em alternativas técnico-táticas para surpreender os adversários, principalmente, em como utilizar goleiro-linha ou linha-goleiro, com estas novas regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário